domingo, 28 de julho de 2013

A iniciação ismailí ou o esoterismo do verbo


 
Aqui se maneja a tradução de María Tabuyo y Agustín López para o editorial Destino, Barcelona, 1995). Daí procedem estas explicações do grande islamólogo francês Henri Corbin:
·
Este conhecimento não se improvisa; o ta’wîl, a hermenêutica (interpretação criadora) dos símbolos, assim como o tanzîl, a revelação literal, não se inventam nem se reconstroem á golpes de associações de idéias comuns, ponderações eruditas ou silogismos. É preciso o HOMEM INSPIRADO, aquele que te põe na via única através da qual voce poderá encontrara PALAVRA PERDIDA. Este é todo o sentido da iniciação, que implica como postulado que o tempo dos profetas nãoestá terminado ainda... (p. 102)
·
''O tempo dos profetas nãoestá terminado ainda''; este é um dos lemas do ismailismo e do xiísmo duodecimano, que provoca a incompreensão e o escândalo dos sunnitas ortodoxos. Isso significa que a comunicação entre o Divino y o humano não é algo definitivamente encerrado ou concluído; os IMANES, investidos do carisma de uma hermenêutica espiritual, são os iniciadores de um novo ciclo profético (a walâyat), posterior aoProfeta Maomé (a Paz seja com ele) e baseado no ta'wîl. Sem eles, sem airmandade dos ''Amigos de Deus'', a Palavra dada pelo Profeta (a Paz seja com ele) aos homens estaria''PERDIDA'' , ou seja, vazia espiritualmente, ao restar reduzida á sua dimensão literal e alimentar o fanatismo e a superstição
 
·

...........................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário